PEDAGOGIA WALDORF

A Pedagogia Waldorf foi fundada em 1919 por Rudolf Steiner. Baseando-se na Antroposofia, traz uma visão espiritualista, humanista, ampliada e completa do ser humano e do seu desenvolvimento. Um olhar em que crianças e jovens são considerados em seus aspectos individuais, nas particularidades comuns em cada faixa etária a que pertencem e ainda no grau de consciência do seu tempo. A Pedagogia Waldorf procura dar condições para que cada indivíduo descubra seu potencial e se desenvolva, superando os seus desafios e realizando seus talentos. O maior objetivo é formar pessoas livres, sensíveis e criativas, tendo como princípios valores de fraternidade e de responsabilidade para com o outro, com o mundo e com a natureza, trazendo uma consciência de troca positiva e atuante como um ser transformador. Procura-se desenvolver equitativamente o pensar, o sentir e o querer, de forma adequada a cada faixa etária e em sintonia com as possibilidades e demandas das diferentes idades da criança/jovem. Dessa forma, desperta-se sentimentos equilibrados e estimula-se a força de vontade e a determinação, formando pessoas com potencial para transformar a sociedade em que vivem. Integrada na configuração oficial do ciclo básico da educação em nosso país, uma escola Waldorf encaminha o processo ensino-aprendizagem segundo três princípios básicos de inspiração antroposófica:

A LIBERDADE INDIVIDUAL É A MAIOR RIQUEZA DO HOMEM A Antroposofia entende que o que distingue o homem dos outros seres da natureza é a sua capacidade de decidir sobre si mesmo e de fazer escolhas conscientes. O propósito de uma Escola Waldorf é, portanto, formar indivíduos em condições de zelar por sua liberdade, prontos a responder por suas decisões, de modo a garantir não apenas o seu próprio bem-estar, mas sua contribuição ao mundo.

O ENSINO SÓ PODE SER VIVO SE PERMEADO DE ARTE E VIVÊNCIAS A aprendizagem que privilegia apenas o intelecto dificilmente atinge o ser humano por inteiro. As emoções e sensações que acompanham a experiência de aprender dão sustentação ao que é captado intelectualmente. Na escola Waldorf, a expressão artística, presente em todas as áreas do conhecimento, favorece e possibilita essa integração ao expor livremente os anseios humanos. Quando a informação é elaborada no intelecto (pensar), passa pelos órgãos dos sentidos (sentir) e determina uma vontade (agir), ela se transforma em conhecimento. Pensar, sentir e agir conjuntamente é o caminho da aprendizagem.

O SER HUMANO ESTÁ EM CONSTANTE METAMORFOSE E CRESCIMENTO O homem reproduz em seu desenvolvimento, do nascimento à morte, a evolução da Consciência na civilização humana. O currículo de uma escola Waldorf acompanha e respeita esse tempo de amadurecer e crescer. Os conteúdos curriculares são transmitidos de acordo com a fase de desenvolvimento em que o aluno está, de modo que ele possa reconhecer dentro de si as experiências para as quais está pronto a viver. Ao entrar para a escola, a criança muito pequena é estimulada pela curiosidade, alcançando pouco a pouco o domínio da linguagem, da escrita, dos números e das ciências. Espera-se que, ao terminar o ensino médio, o jovem esteja, por fim, apto a se identificar com o homem contemporâneo e pronto para perceber a importância de seu papel no mundo.

Para conhecer as formações em Pedagogia Waldorf, acesse:
http://fewb.org.br/formacoes_menu.html