A INICIATIVA
O Fundo Único de Bolsas – FUB, é uma iniciativa que nasceu em 2008 a partir da necessidade de se apoiar financeiramente a formação de novos docentes e terapeutas no Brasil, assim como novos cursos e seus formadores. Seguindo a orientação da Fundação Software AG/Alemanha, a Associação SAGST, representante da Fundação no Brasil, deu os primeiros passos para a implantação do FUB convidando a Associação Mahle e a Associação Beneficente Tobias a participarem desse desafio. No início de 2009, a Federação das Escolas Waldorf no Brasil (FEWB) e a Federação de Educação Terapêutica e Terapia Social no Brasil (FETTS) também passaram a integrar esse grupo trazendo importantes contribuições a respeito das realidades e situações das escolas/instituições espalhadas pelas diversas regiões do país. Ao longo dos anos, aconteceram algumas mudanças na composição e gestão desse grupo até que chegasse a atual formação, composta pelo Instituto Mahle, como apoiador/financiador e pelos parceiros FEWB, FETTS, e Fórum das Formações em Pedagogia Waldorf.

O FUNDO
O FUB foi criado em 2009 com o objetivo de apoiar docentes e terapeutas em cursos de base antroposófica. A constatação de que havia um déficit de profissionais formados já atuando em escolas ou instituições tornou o FUB uma iniciativa indispensável para que houvesse uma melhora na qualidade pedagógica e terapêutica desses espaços. A demanda por educadores em escolas e instituições antroposóficas tem crescido anualmente no Brasil, entretanto, o número de profissionais com a formação específica nessa abordagem não tem acompanhado o ritmo desse crescimento. O aumento significativo de escolas e instituições antroposóficas nos últimos 10 anos impactou na abertura e também na procura por cursos de formação. O apoio financeiro para a formação dos estudantes é, muitas vezes, condição para tal qualificação, uma vez que a remuneração que recebem em seus trabalhos é, em sua maioria, abaixo das necessidades. Dentre as 24 instituições classificadas como "Sociais" pela FEWB ou seja, aquelas organizações que têm em sua missão o compromisso com atendimento a crianças e jovens em vulnerabilidade social, e dentre as 11 Instituições terapêuticas, esse apoio é ainda mais relevante uma vez que a realidade financeira, tanto da organização quanto das educadoras e educadores, é mais delicada e frágil. Com base nisso, o Grupo Gestor foi redirecionando o foco de atuação visando o aprimoramento daqueles profissionais que atendem grupos de crianças e jovens, tanto no trabalho educacional quanto terapêutico, critério este válido até o momento.

QUEM MANTÉM Atualmente os recursos que compõem o Fundo de Bolsas são advindos exclusivamente do Instituto Mahle, com o apoio da FEWB, FETTS e Fórum das Formações em Pedagogia Waldorf.

QUEM APOIAMOS O apoio financeiro está destinado ao estudante que já trabalha ou pretende atuar* como docente, auxiliar ou terapeuta em escola ou instituição terapêutica devendo ser indicado por ela. Desta forma, o Fundo atende escolas e organizações sociais Waldorf e Instituições terapêuticas antroposóficas que demonstrem ser parceiras na formação/capacitação de seus docentes, educadores (as) ou terapeutas, contribuindo com uma parcela da anuidade do curso. *Para este caso, verificar regra em “inscrições para bolsa > quem pode pleitear bolsa

A GESTÃO DO FUNDO DE BOLSAS
O Grupo Gestor do FUB é composto atualmente por: • Gestor/administrador do FUB • 1 representante do Instituto Mahle • 2 representantes da Federação das Escolas Waldorf do Brasil (FEWB) • 1 representante da Federação das Instituições de Educação Terapêutica e Terapia Social (FETTS) • 1 representantes do Fórum das Formações em Pedagogia Waldorf • 1 representante da Formação em Educação Terapêutica e Terapia Social As principais atribuições do Grupo Gestor são: • Definir as regras e estabelecer os critérios de participação a cada edição do FUB; • Analisar as solicitações de bolsas dos candidatos; • Deliberar sobre a inclusão ou exclusão de cursos de formação enquanto beneficiários das bolsas; • Estabelecer políticas para a aplicação dos recursos do Fundo de Bolsas; • Aprovar a prestação de contas dos recursos aplicados. HISTÓRICO
• De 2009 a 2013 a administração de grande parte dos processos administrativos do FUB foi feita pela SAGST com apoio de colaboradores contratados. • De 2014 a 2017 foi realizado de forma compartilhada entre FEWB, SAGST, e parcialmente pela FETTS. • Desde 2018, passou a ser administrado pela FEWB.